• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

ITI: Certificado digital e Assinatura Gov.br adotam criptografia quântica

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação passa a adotar algoritmos criptográficos pós-quânticos na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação passa a adotar algoritmos criptográficos pós-quânticos na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) e, portanto, nos certificados digitais. A medida tem impacto direto também na Assinatura Gov.br, que é provida pelo ITI e tem mais de 1 milhão de emissões diárias.

“A migração para algoritmos pós-quânticos em grandes estruturas, como a ICP-Brasil, é um caminho sem volta para continuarmos como referência em confiança e segurança. Ainda no primeiro semestre, pretendemos aplicar as primeiras assinaturas avançadas da plataforma Gov.br utilizando algoritmos pós-quânticos. Estamos avaliando, inclusive, adicionar um carimbo do tempo nas assinaturas para aumentar ainda mais a confiabilidade”, diz o presidente do ITI, Enylson Camolesi.

E completa: “É uma IN importante que sinaliza que estamos atento e nos preparando para essa transição pro mundo da Computação quântica. Os padrões publicados permitirão que a indústria se prepare e construa seus road maps visando uma adequação, uma transição planejada no tempo e que não gere nenhuma solução de continuidade para os usuários e mercados. Importante lembrar que a indústria nacional de equipamentos já vem nessa jornada há algum tempo e já se encontra preparada para a implantação de HW com algoritmos PQC, com criptografia pós-quântica”.

A Instrução Normativa 35, publicada nesta terça, 3/2, estabelece diretrizes, requisitos obrigatórios e práticas que devem ser adotadas tanto no próprio ITI, como Autoridade Certificadora Raiz (AC-Raiz), quanto pelas autoridades certificadoras subordinadas. O texto define os padrões de algoritmos criptográficos pós-quânticos a serem utilizados, os tamanhos de chaves, os prazos de validade dos certificados e os procedimentos de segurança aplicáveis à emissão de certificados digitais no Brasil.