• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

NT traz adequação de leiautes da NF-e e da NFC-e com inclusão dos campos e das regras de validação da Reforma Tributária

Mudanças na Nota Técnica 2025.002-RTC visam conformidade com nova estrutura tributária

A Coordenação Técnica do ENCAT disponibilizou nesta quinta-feira (4) a Nota Técnica 2025.002-RTC - Versão 1.34, de Dezembro de 2025, com adequações da reforma tributária para a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e para a Nota Fiscal de Consumo Eletrônica (NFC-e). As mudanças são necessárias para adequar os sistemas à nova estrutura tributária e aos requisitos previstos para o início da fase operacional do RTC.

A nova NT traz correções nas seguintes regras de validação, que estarão em ambiente de teste no dia 10 de dezembro e já em produção no dia 15 deste mês:

  1. Regras de validação desabilitadas: UB26-15, UB45-15 e UB64-15.
  2. Regras de validação alteradas: UB26-20, UB45-20, e UB64-20.

Registro de Eventos

Uma das principais mudanças trazidas pelas últimas Notas Técnicas para adequação da NF-e e NFC-e à reforma tributária é requisição em lote enviada para o Web Service de Eventos.

Confira abaixo:

“O Web Service de Registro de Evento possui uma parte geral, complementada por uma área específica para cada tipo de evento.

A parte geral se mantém a mesma para envio de todos os eventos e está especificada na seção 5.8 do Manual de Orientação do Contribuinte (MOC) e na seção Web Service – NFeRecepcaoEvento – Parte Geral do MOC Online.

A mensagem de retorno será modificada, conforme apresentado na seção Leiaute Mensagem de Retorno e o leiaute das partes específicas dos novos eventos está detalhado nas seções seguintes.

Importante:

Atualmente a empresa pode montar um Lote com até 50 Eventos em cada requisição enviada para o Web Service de Eventos. O uso de Lote de documentos a serem autorizados pode resultar em uma dificuldade operacional para as empresas e uma potencial perda de controle, principalmente no caso de rejeição de algum evento dentro do Lote. Nesse sentido, futuramente, deverá ser eliminada a possibilidade de uso de Lote para o envio dos Eventos.

Para esses novos Eventos vinculados à Reforma Tributária, orientamos as empresas a não compor Lote, enviando cada Evento individualmente.”

A Nota Técnica 2025.002-RTC - Versão 1.34 pode ser conferida na íntegra aqui.