• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Pré-Comitê Gestor lança guia com orientações para estados e municípios sobre impactos administrativos da reforma tributária

O Pré-Comitê Gestor do IBS elaborou um guia prático com 18 orientações para estados e municípios sobre os impactos administrativos da reforma tributária

O Pré-Comitê Gestor do IBS elaborou um guia prático com 18 orientações para estados e municípios sobre os impactos administrativos da reforma tributária. A iniciativa tem o objetivo de auxiliar as secretarias de Fazenda dos estados e dos municípios a se adaptarem à nova legislação, aprovada pelo Congresso Nacional, em dezembro de 2023, por meio da Emenda Constitucional 132.

O lançamento do Guia de Orientações para Impactos Administrativos da Reforma Tributária ocorreu quinta-feira (6), durante a 46ª Reunião Extraordinária do Comsefaz, no Rio de Janeiro, com a presença dos secretários de Fazenda dos 26 estados, do Distrito Federal, além do corpo técnico das administrações tributárias estaduais.

As orientações presentes no documento foram divididas em três eixos – institucional (11), operacional (5) e pessoal (2) – e referências que embasam as sugestões de aprimoramento e casos práticos de implementação que podem servir de exemplo para órgãos de outros estados e municípios.

Guia será constantemente atualizado

Como a identificação, revisão e detalhamento das informações são um processo contínuo, o guia será constantemente atualizado, incorporando evoluções normativas, tecnológicas e institucionais.

Além das orientações, o guia também oferece um glossário com o significado de termos técnicos e institucionais relacionados à reforma tributária e uma seção de referências, com textos da base legal (incluindo a Lei Complementar nº 214/2025) e documentos técnicos que fundamentam as orientações.

Além do formato em pdf, o manual será disponibilizado também em um painel interativo, que permite acesso direto e dinâmico às versões mais recentes e detalhadas destes documentos, assim como do material que o subsidia, a exemplo de notas técnicas e orientativas.

O Guia de Orientações para Impactos Administrativos da Reforma Tributária é fruto da dedicação de 40 técnicos, organizados no Grupo Técnico 08 do Pré-Comitê Gestor do IBS e, em seus subgrupos, com contribuições de especialistas e gestores públicos.

O presidente do Comitê Gestor do IBS, Flávio César, afirma que a obra foi pensada para servir de inspiração a gestores, técnicos e servidores públicos, transformando os desafios da reforma tributária em oportunidades concretas:

“Mais do que um manual técnico, este guia foi concebido para ser prático, didático e aplicável. Ele não se limita a indicar ‘o que fazer’, mas fornece subsídios estratégicos sobre ‘como fazer’, permitindo que cada ente adapte as recomendações à sua realidade local. Estruturas, processos, sistemas e equipes encontrarão aqui orientações essenciais para planejar, priorizar e executar as mudanças impostas pela reforma”, destacou.

Orientações

Das 18 orientações presentes no guia, 11 são do eixo Institucional, com abordagem sobre governança, estrutura organizacional, processos, parcerias e ajustes normativos. Outras cinco orientações foram incluídas no eixo operacional, que tratam de sistemas, bases de dados e integração tecnológica; e duas estão no eixo Pessoal, voltadas à capacitação da equipe, engajamento, realocação e cessão para o Comitê Gestor do IBS;

Confira as 18 orientações divididas por eixos:

Orientações Institucionais

Adequações das Constituições Estaduais e Leis Orgânicas Municipais à EC nº 132/2023; Adesão ao Sinter e Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB); Adequação Normativa e Divulgação do CNPJ Alfanumérico; Atualização de Situações Cadastrais; Adesão ao Padrão Nacional para NFS-e; Estrutura Administrativa dos Entes Subnacionais para RTC; Adequação da Legislação Relativa à Cota-parte Municipal; Obrigatoriedade de CNPJ para Pessoas Físicas; Consultas Formais sobre o IBS; Atualização da Base de Cálculo do IPTU por Ato do Poder Executivo; Instituição da COSISP;

Orientações Operacionais

Atualização dos Sistemas ao Novo Leiaute da NF-e e NFC-e; Adaptação dos Sistemas aos Novos Leiautes de CTe, CTeOS, GTVe, BPe, NF3e e NFCom; Adequação dos Sistemas ao CNPJ Alfanumérico; Possível Adoção do Sistema SEFIN Nacional para Emissão da NFS-e; e Adaptação dos Sistemas Próprios para Emissão de NFS-e

Orientações de Pessoal

Adequação Legal e Normativa para Cessão de Servidores ao CG-IBS; e Capacitação para Adequação à Reforma Tributária do Consumo.

Acesse o Guia de Orientações para Impactos Administrativos da Reforma Tributária