• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Reforma Tributária: Receita lança calculadora para simular novos impostos; veja como usar

A Receita Federal disponibilizou, neste mês, a Calculadora de Tributos, uma ferramenta digital que permite simular os impactos da Reforma Tributária sobre o consumo

A Receita Federal disponibilizou, neste mês, a Calculadora de Tributos, uma ferramenta digital que permite simular os impactos da Reforma Tributária sobre o consumo. A iniciativa faz parte da transição para o novo modelo que unifica tributos federais, estaduais e municipais. A reforma entra em vigor de forma gradativa a partir de janeiro de 2026.


Disponível gratuitamente no site da Receita Federal, a calculadora permite que contribuintes, empresas, contadores e desenvolvedores testem a incidência da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e do Imposto Seletivo sobre produtos e serviços específicos.

O objetivo é possibilitar que contribuintes simulem operações reais e compreendam, na prática, como será a aplicação dos novos tributos a partir da implementação da reforma. Segundo a Receita, a calculadora visa garantir maior previsibilidade e segurança jurídica para todos os envolvidos.

“A ferramenta transforma a complexidade da nova legislação em lógica computacional padronizada, auditável e transparente. Sua função é interpretar os dados de uma operação de consumo e calcular automaticamente os tributos devidos, apresentando os resultados com memória de cálculo, base legal aplicada e detalhamento técnico”, informou a Receita Federal.

A calculadora pode contribuir, ainda, para o planejamento tributário das empresas, permitindo simulações por tipo de operação, produto ou serviço. Para o consultor tributário Celso Éder Gonzaga de Araújo, autor do livro Regime Tributário Não é Loteria – É Escolha Estratégica, o período de transição é fundamental para que as empresas acompanhem o desenvolvimento das implementações da reforma e se preparem para os novos sistemas.

“Empresas que investem em planejamento, tecnologia e consultoria especializada estão um passo à frente no mercado. A correta gestão tributária é um pilar indispensável para a saúde financeira das empresas, seja no curto ou no longo prazo”, afirma.


A Receita Federal disponibilizou a ferramenta em duas modalidades: uma versão online, acessível por computador, celular ou tablet, sem necessidade de instalação; e uma versão local, voltada a empresas de software e profissionais da área de tecnologia da informação. Nesse segundo formato, o componente pode ser baixado e integrado diretamente a sistemas contábeis e ERPs (Planejamento de Recursos Empresariais), permitindo o cálculo automatizado dentro das rotinas de emissão de documentos fiscais.

A expectativa da Receita é que, com o uso da Calculadora de Tributos, seja possível reduzir erros, facilitar a auditoria e promover maior previsibilidade, contribuindo para uma transição mais segura e eficiente ao novo modelo tributário.