• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Certificado digital: Receita aperta o cerco aos grandes contribuintes

Para a Assessoria de Comunicação Social da Receita Federal, a certificação digital reduz os casos de erros de preenchimento.

Fonte: Convergência Digital

Os contribuintes que tiveram renda superior a R$ 10 milhões deverão encaminhar a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda, ano-calendário de 2011, utilizando um certificado digital padrão ICP-Brasil. Essa é uma das novidades contidas Instrução Normativa da Receita Federal Brasileira nº 1246, com as regras do ajuste de contas com o Leão, foi publicada, na última segunda-feira, 06/02, no Diário Oficial da União.

Para a Assessoria de Comunicação Social da Receita Federal, a certificação digital reduz os casos de erros de preenchimento. Analisando declarações com rendimentos elevados, a Receita constatou que boa parte continha erros simples digitação, fazendo com a declaração caísse na malha fina e, consequentemente, desencadeasse um processo mais complexo para o contribuinte. Para a Assessoria, o certificado digital apresenta um incremento na área de segurança para a Receita e para o contribuinte.

Na avaliação do diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Maurício Coelho, trata-se de um universo de contribuintes que permite experimentar pela primeira vez, de modo obrigatório, o uso da certificação digital para a pessoa física. “A experiência é interessante e condizente com a filosofia da Receita de tornar obrigatório o uso da certificação digital em seus serviços, começando sempre pelos maiores contribuintes”, destacou.

O uso da certificação digital ICP-Brasil confere validade jurídica ao envio da declaração por meio eletrônico, com o mais elevado nível de segurança, de forma simples e ágil. Com o certificado digital, os contribuintes poderão ter acesso a ambientes e serviços exclusivos dentro do site da Receita incluindo, por exemplo, fazer procurações eletrônicas, obter o acesso via internet a declarações anteriores, acompanhar o andamento de processos, entre outros.

Segundo a Assessoria da Receita, há uma enorme aprovação por parte dos contribuintes em função das facilidades e da praticidade do preenchimento e envio da declaração pela Internet com o uso da certificação digital. Dados da RFB apontam que houve aumento no número de contribuintes que utilizam certificação digital para envio do IR (mais 35% de 2010 para 2011) passando de 15.217 para 20.997.