• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Como líderes podem mostrar seu impacto na empresa sem roubar crédito da equipe

A chave está em equilibrar crédito coletivo e contribuição individual e comunicar a escala e a complexidade do que se lidera

Visibilidade importa em todos os níveis, mas, quanto mais sênior você se torna, mais isso se torna inegociável. Espera-se que você justifique seu impacto nos negócios e o salário mais alto que acompanha o seu cargo. Há mais olhos voltados para você e maior escrutínio sobre tudo o que faz.

Mas, à medida que você sobe, falar sobre suas contribuições fica mais complicado. Você está mais distante da execução do dia a dia. Já não é você quem constrói o modelo financeiro, depura problemas ou puxa dados — é a sua equipe. Então, quando alguém pergunta o que você realizou recentemente, pode surgir a dúvida: “Como articular meu valor sem assumir o crédito por um trabalho que outros fizeram?”

A maioria dos líderes oscila entre dois extremos. Alguns se esquivam, dizendo coisas como “Minha equipe fez o trabalho pesado” ou “Mérito de quem estava na linha de frente. Eu só não atrapalhei”. Soa humilde, mas, quando você minimiza seu papel, quem decide começa a se perguntar com o que você de fato contribuiu. Se a sua equipe fez tudo, para que você foi contratado?

Outros corrigem demais na direção oposta e monopolizam os holofotes. Dizem “Eu virei o departamento”, quando o que realmente fizeram foi viabilizar, destravar ou orientar a equipe rumo aos resultados. Se seus liderados diretos se sentem deixados de lado, a confiança se desgasta.

Há um meio-termo para assumir suas vitórias sem ofuscar os outros. Veja como falar do seu impacto em nível sênior de forma verdadeira, construindo credibilidade e conquistando o reconhecimento que você merece.

Use “nós–depois–eu”

Dê crédito a pessoas ou equipes específicas e, em seguida, complemente com seu esforço individual. Essa estrutura permite celebrar os outros primeiro, deixando claro o que você trouxe para a mesa. Também soa mais crível do que começar com “eu”, já que a maior parte do trabalho em nível sênior acontece por meio de outras pessoas.

Isso pode soar assim:

— “Batemos 104% da meta neste trimestre. Izzy e Manuel fizeram um trabalho incrível nutrindo o pipeline. Eu reestruturei os territórios para manter as responsabilidades claras.”

— “Jurídico e finanças trabalharam dia e noite para fechar o acordo antes do prazo. Eu fiz a interface com os executivos para tratar das preocupações e evitar uma negociação longa.”

Fale de escala

Quando você não está mais no trabalho operacional, o sucesso é medido pelo tamanho e pela complexidade do que você conduz.

Dizer “Liderei a campanha” ou “Gerencio operações” sem contexto não comunica muita coisa. Uma campanha pode ser um teste de algumas centenas de dólares ou um rebranding de milhões.

Operações pode significar um único armazém ou uma cadeia global de suprimentos. Sem detalhes como orçamento, impacto no cliente ou horizonte de tempo, não há como avaliar o nível em que você atua.

Quantificar a escala deixa seu papel claro sem explicar demais. Quando você diz “Liderei uma migração de plataforma que afetou 100 mil usuários”, ninguém supõe que você escreveu o código.

Mas os verbos ainda importam. “Lancei um serviço para 2 milhões de clientes” sugere que você fez tudo sozinho, o que é improvável e pode afastar outras pessoas. “Dirigi o lançamento que alcançou 2 milhões de clientes” esclarece o seu papel.

Outros verbos orientados à liderança incluem orientou, aprovou, deu sinal verde, auditou, supervisionou e garantiu adesão.

Mostre julgamento estratégico

Qualquer pessoa pode explicar o que aconteceu. Sua vantagem competitiva é explicar por que aconteceu, especificamente as decisões que você ponderou, as trocas que fez e as coisas a que disse não. Dar visibilidade ao seu raciocínio expõe sua capacidade executiva e prova que você pensa em resultados organizacionais como receita, reputação e risco.

Por exemplo: “Resisti à criação de um nível premium porque nossa pesquisa mostrou sensibilidade a preço, então realoquei recursos para a oferta intermediária para maximizar vendas.”

Ou: “Priorizei a contratação de docentes com experiência de mercado em vez de acadêmicos tradicionais. Foi uma mudança para nós, mas é por isso que os indicadores de colocação profissional melhoraram e as matrículas aumentaram.”

Nomeie o trabalho invisível

Outros raramente veem o trabalho de construção de relacionamentos, resolução de conflitos e influência que você precisou fazer para alcançar resultados. Ninguém sabe das seis conversas que você teve para alinhar dois departamentos, por exemplo, a menos que você conte.

Você pode dizer: “Passei três meses reconstruindo a confiança entre a equipe clínica e o grupo regulatório. Esse trabalho de base nos ajudou a concluir a submissão à FDA em metade do tempo.”

Ou: “Antes da auditoria, precisei aparar arestas entre nossa equipe e o CFO do cliente. Foram muitos encontros individuais, mas eles já assinaram para o próximo ano.” Uma ou duas frases conectando seu esforço nos bastidores ao resultado são suficientes.

Destaque sua função de guardião

No seu nível, você é avaliado pela capacidade de desenvolver talentos e avançar a missão, a visão e os valores da organização. Torne isso explícito com linguagem como:

— “Como [valor] é importante para nós, implementei…”

— “Vi potencial em [membro da equipe] e…”

— “Mudei a forma como [trabalhamos/comunicamos/operamos] porque…”

— “Para dar vida à [visão], nossa equipe…”

— “Para nos manter no caminho da [missão], nós…”

Articular seu impacto não é se gabar nem algo para deixar para depois até você estar “menos ocupado”.

Sua visibilidade afeta desde o orçamento e o quadro de pessoal que você recebe até as oportunidades de avanço que lhe são confiadas. Pequenos ajustes na forma como você fala de resultados podem deixar seu impacto claro sem soar autopromocional.