• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Empresas aceleram busca por soluções tecnológicas para enfrentar a Reforma Tributária

Pesquisa revela que empresas brasileiras estão se adaptando à Reforma Tributária, priorizando soluções tecnológicas para mitigar riscos e garantir compliance

As maiores companhias brasileiras já se movimentam para adaptar suas operações à Reforma Tributária. Uma pesquisa realizada pela Omnitax com empresas de setores como varejo, indústria, e-commerce, serviços e farmacêutico mostra que 35,8% ainda avaliam o impacto das mudanças, mas a maioria já busca alternativas tecnológicas para mitigar riscos e manter eficiência operacional. Por outro lado, 70% das empresas menores não tiveram tempo para avaliar os impactos da Reforma Tributária , esse é um dado alarmante detectado pela pesquisa da Omnitax.

O estudo revela ainda que 53,5% das empresas preferem manter suas operações tributárias integradas ao ERP e outros 21,4% priorizam a adoção de motores de cálculo externos, enquanto 20,3% planejam apostar em plataformas modulares, escaláveis conforme a necessidade.

Quando questionadas sobre soluções imediatas, 19,8% indicaram manter tudo dentro do ERP, porém relatam que a maioria dos ERPs ainda não está preparado para tratar dos requerimentos e especificidades requeridas pela reforma tributária, enquanto outra parcela equivalente (19,8%) pretende adotar soluções híbridas, combinando ERP com automação externa em áreas críticas. Já 15% pretendem investir em consultorias especializadas e projetos sob demanda, e 9,6% priorizam motores de cálculo externos para maior agilidade e segurança.

Os custos com adaptação dos ERPs a reforma tributária tem assustado a maioria das empresas e muitas buscam por inovações que sejam capazes de garantir a conformidade sem grandes e custosos projetos de customização de tabelas de cálculos. No estudo realizado foi constatado que o custo para uma pequena empresa adequar seu ERP está em torno de 200 mil reais enquanto nas maiores empresas ele ultrapassa a cifra de milhões.

As incertezas na legislação e nas regulamentações da reforma tributária impõe uma dinâmica cruel as empresas ao mesmo tempo em que exigem o cronograma apertado que inicia com a emissão de todos os documentos eletrônicos adaptados aos novos tributos em janeiro de 2026, sem saber com precisão qual a normativa e instrução a ser seguida. Um exemplo é a PL 108 ainda em discussão no congresso nacional e todas as normativas infralegais como aquelas esperadas pelo Comitê Gestor do IBS que normatiza a operação dos tributos estaduais e municipais.

Para o levantamento mostra uma clara tendência: empresas encaram a tecnologia como pilar central na adaptação à Reforma Tributária, buscando reduzir a complexidade das mudanças e assegurar compliance em tempo real.

O CEO da Omnitax, Paulo Zirnberger, avalia que o dado central do levantamento é a velocidade com que a pauta tributária passou a fazer parte das decisões estratégicas de tecnologia das companhias. “A Reforma Tributária trouxe para a mesa de decisão a necessidade de alinhar conformidade com iinovação. As empresas perceberam que não se trata apenas de calcular tributos, mas de integrar inteligência fiscal às operações, reduzindo riscos e custos no longo prazo”, afirma.

O movimento reflete também uma mudança de postura no setor privado. Se antes a gestão tributária era vista como área de suporte, agora passa a ocupar papel estratégico nas decisões de investimento em tecnologia, especialmente em companhias com operações complexas e alto volume de transações.

O levantamento ouviu cerca de 200 executivos na última semana de agosto, em sua maioria de grande porte. Do total de entrevistados, mais da metade da amostra (51,9%) atua em grandes empresas com mais de mil funcionários. Outros 15,5% contam com 500 a mil colaboradores e 21,4% de 50 a 500. A pesquisa completa pode ser acessada no https://www.omnitax.ai/