• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Governo fecha com bancos, fintechs e certificação digital por biometria na nova identidade

Acordo envolve testes de dados na Infraestrutura Pública Digital de Identificação Civil

O Ministério da Gestão assinou um acordo de cooperação técnica com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a Zetta e a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (Abrid) para impulsionar o desenvolvimento da Infraestrutura Pública Digital de Identificação Civil (IPD/IC). O objetivo é realizar testes com serviços de conferência de dados biográficos e biométricos.

Segundo o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, a IPD utilizará dados da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e a identificação digital do Gov.br para facilitar o acesso a serviços públicos e benefícios sociais. “Esse acordo é um passo importante para o desenvolvimento dessa solução, que respeitará todas as regras de privacidade e segurança da informação”, afirmou.

O modelo da IPD prevê sistemas digitais seguros e interoperáveis, construídos a partir de padrões abertos, que poderão ser usados tanto em serviços públicos quanto privados. Um exemplo seria a verificação de identidade em solicitações de crédito bancário.

O acordo tem vigência inicial de 12 meses, prorrogáveis, e não envolve transferência de recursos financeiros ou bens entre as partes. O extrato foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

Para o diretor adjunto da Febraban, Walter Tadeu Pinto de Faria, a parceria representa um marco na cooperação público-privada: “A implementação da CIN amplia o alcance da IPD/IC e fortalece a segurança nos processos de identificação do cidadão e nas operações bancárias”.

Na avaliação do presidente da Zetta, Eduardo Lopes, a iniciativa reforça a proteção contra fraudes e aumenta a confiança em serviços digitais. Já o presidente-executivo da Abrid, Célio Ribeiro, destacou que a medida aproxima o Brasil de uma identificação civil moderna e segura. “Integração federativa, excelência técnica, privacidade das informações e segurança dos processos: é disso que trata a IPD/IC”, afirmou.

Atualmente, a CIN já foi emitida para mais de 33 milhões de brasileiros, com versão digital disponível no aplicativo Gov.br. Assim que recebem o documento impresso, os cidadãos podem baixar a versão eletrônica em seus dispositivos móveis.