• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Beneficiários e do INSS poderão desbloquear empréstimo consignado com senha do banco

Medida foi criada como alternativa ao reconhecimento facial

Para liberar o crédito consignado para um grupo de aposentados e pensionistas do INSS, o governo vai autorizar o desbloqueio do benefício dessa modalidade de crédito com a credencial de autenticação bancária.

A medida vai beneficiar especialmente beneficiários do INSS que não dispõem de biometria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O cálculo é que isso atinja cerca de 70 mil aposentados e pensionistas por mês.

Esse grupo de pessoas estava impedido de tomar empréstimo consignado porque não havia como fazer o desbloqueio. A proposta de usar a credencial bancária foi proposta pela Dataprev, estatal processadora dos dados de Previdência e aceita pelo INSS.

No site Gov.br, o beneficiário tem a opção de usar a senha do banco onde tem conta.

O INSS alerta para que os segurados tomem cuidado com golpes. Todo processo de reconhecimento facial e desbloqueio deve ser feito apenas pelos canais oficiais do governo federal.

A utilização da biometria dos bancos para as contratações de consignado do INSS já era obrigatória desde 2022. No dia dia 8 de maio deste ano, o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, determinou o bloqueio de todos os benefícios previdenciários para novos registros de empréstimos consignados, em cumprimento a uma recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU).

O Tribunal passou a exigir biometria facial para qualquer operação de consignado, como contratar, refinanciar e portabilidade, migração do empréstimo para outro banco.